Um dos grandes privilégios de ser presidente do Rotary International é ter a chance de visitar tantas partes do mundo rotário. Em geral, viajo para participar de eventos do Rotary; fazer apresentações em Rotary Clubs, conferências e institutos; e para encorajar rotarianos na realização de seu serviço. Mas, como presidente, sou responsável por todas as ramificações da Família Rotária. Isso significa que também é privilégio meu apoiar o serviço das gerações mais jovens do Rotary: nossos rotaractianos, interactianos, participantes do programa de Intercâmbio de Jovens e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil.

Quando vejo o trabalho feito por rotarianos, sempre me impressiono, fico animado e inspirado. Quando vejo o trabalho de nossas Novas Gerações, fico tudo isso e frequentemente surpreso também, não pela qualidade do trabalho – porque aprendi a esperar ótimos resultados deles –, mas pela criatividade e pelo talento. Olho para o que fizeram e não apenas penso “Que ótimo trabalho!”, mas também “Que ótima ideia!”. Porque cada geração vê o mundo de forma peculiar, e cada indivíduo tem um ponto de vista único. Encarando o mesmo problema, chegamos a diferentes soluções. É por isso que no Rotary nossa diversidade — de cultura, idioma, conhecimento, gênero e idade — é nossa força.

No Rotary, tentamos pensar em longo prazo quando se trata de nossos serviços. Queremos servir de forma a fazer uma duradoura diferença, que continuará a gerar impacto depois de terminada nossa participação. Nossas gerações mais jovens, em minha experiência, compartilham dessa opinião e agem globalmente ao se concentrarem em problemas ambientais de maneira inovadora. Quando eu me tornei um rotariano, problemas ambientais mal apareciam em nosso radar. Para os jovens de hoje, essa preocupação é prioridade. A percepção deles é uma contribuição valiosa para o mundo dos serviços do Rotary, e é tal que todos devemos apoiá-los e encorajá-los. Assim como eles aprendem conosco, nós também devemos aprender com eles.

Os jovens que hoje servem ao Rotaract e ao Interact e os que participam do Intercâmbio de Jovens e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil são os rotarianos de amanhã. Quando lhes damos apoio, apoiamos o futuro de toda nossa organização. Ajudamos a treinar os homens e as mulheres que serão presidentes de clube, governadores distritais, diretores e presidentes do Rotary International de amanhã.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.