Já são quatro meses de trabalho para Fazer o Rotary Brilhar e estou ainda mais animado com o Rotary. Visitei 22 países, dezenas de cidades e conheci milhares de rotarianos. Vi projetos incríveis e me encantei várias vezes com o maravilhoso trabalho que os rotarianos desenvolvem ao redor do mundo. E ainda tive o privilégio de fazer parte de vários tipos de eventos do Rotary, desde reuniões de clube a institutos, e de Dias do Rotary a jantares da Fundação Rotária.

Todos os eventos são inesquecíveis. Sinto-me honrado, principalmente quando sou convidado a falar durante comemorações de clubes. Para mim, fazer parte da celebração de um Rotary Club como presidente do Rotary International é como ser o convidado de honra em um evento de família. De fato, o Rotary é a maior família do mundo.

Pode-se dizer que o Rotary é construído a partir de serviços. Cada projeto é mais um tijolo no enorme edifício que é a nossa organização. Se nossos serviços são os tijolos, não há dúvida de que a amizade é a argamassa que os mantém unidos. Vejo isso todos os dias, mas em nenhum lugar isso fica mais claro do que no mais especial evento de um Rotary Club: seu centenário.

Por ser presidente do Rotary International em seu 110º ano, tive a sorte de participar de várias dessas festas. É natural que ao visitar os clubes mais antigos queiramos saber qual o segredo de cada um – porque eu sempre percebi que os mais antigos são os mais produtivos. Eles são grandes, são ativos e desenvolvem ótimos trabalhos. Não apenas isso, mas, também, eles se divertem muito com isso.

Claro que este é o segredo: no Rotary, grandes amigos e bons serviços andam de mãos dadas. Quando gostamos do nosso trabalho, queremos fazê-lo. Queremos trabalhar cada vez mais e melhor. Sempre esperamos ansiosos pelas reuniões do Rotary. Mesmo quando a vida está muito ocupada, o encaramos como prioridade, porque queremos ver nossos amigos e queremos servir.

É por isso que o Rotary ainda existe depois de mais de 109 anos. Em chinês dizemos:
""

Uma vida sem amigos é uma vida sem sol.

Nossos amigos do Rotary iluminam a vida, e é a amizade rotariana, bem como o serviço, que nos permite Fazer o Rotary brilhar.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.