Se vocês derem uma olhada no calendário do Rotary, verão que é fácil identificar nossas prioridades como organização. O ano rotário começa em julho. Para agosto, marcamos o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo. Em setembro, comemoramos as Novas Gerações. O mês de outubro é dedicado aos serviços profissionais, e dessa maneira em diante enfocamos os diferentes tópicos que são importantes para o Rotary.

Isso é uma excelente ideia, porque nos faz falar sobre assuntos que podemos esquecer ao longo de nosso ocupado ano rotário. Todos sabemos que cada um desses tópicos do nosso calendário é importante, do companheirismo à Fundação Rotária. Cada um deles reflete um pouco da essência do Rotary e dos rotarianos.

Para nós, dezembro é o Mês da Família Rotária. Ao olhar para trás, para a minha trajetória como rotariano, percebo o quanto a família é importante para o Rotary – e o quão importante o Rotary pode ser para a família.

Corinna, minha esposa, decidiu ingressar no Rotary somente há alguns meses – depois de muitos anos como esposa de um rotariano. Nossos três filhos também são rotarianos. Cada um deles associou-se a um clube no seu tempo certo. Todos encontraram interesses únicos no Rotary. Vendo-os escolher seu próprio caminho, eu e Corinna ficamos tocados com o quanto é maravilhoso ter tantos membros da nossa família envolvidos com os serviços rotários.

O Rotary nos dá algo de bom que podemos fazer juntos. Com o Rotary, sempre temos coisas interessantes para falar durante o jantar. Estamos todos envolvidos em diferentes serviços, em diferentes clubes, então quando nos sentamos juntos falamos sobre necessidades humanitárias de toda sorte, em toda parte do mundo. Há sempre algo novo para aprender.

Nossas conversas são sempre uma forma maravilhosa de ensinar às crianças da família o que realmente é importante na vida – e usando como exemplo as nossas próprias ações. Elas aprendem sobre como é a vida em diferentes partes do planeta e sobre como temos a obrigação de ajudar quem precisa. Não consigo pensar numa lição melhor para transmitirmos às nossas famílias do que estas: as lições do serviço rotário.

Espero que ao longo deste ano rotário vocês incentivem seus familiares a se juntarem ao Rotary, ao Rotaract e ao Interact. Ao trazer sua família para nossa organização, vocês não apenas farão o Rotary brilhar, como também farão brilhar as suas próprias vidas.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.