No início deste ano rotário, pedi a rotarianos em todos os lugares que fizessem o Rotary brilhar realizando um Dia do Rotary. Como farão isso é algo que deixarei por conta de vocês — pode ser um dia inteiro ou apenas algumas horas. Pode ser organizado por seu clube, por seu distrito, ou mesmo por todo o seu país. Pode ser um projeto de serviço, um festival ou qualquer tipo de evento que você desejar, contanto que seja aberto à comunidade, abrace toda a Família Rotária, e seja divertido. Afinal é o Dia do Rotary.

O objetivo de um Dia do Rotary é fazer uma luz brilhar sobre a nossa organização. Por muitos anos, nós rotarianos sentimos que não era apropriado nos vangloriar do nosso bom trabalho. Sentíamos que era melhor servir em silêncio e deixar que o nosso trabalho falasse por si. Mas hoje, em muitas comunidades, as pessoas nem sequer estão conscientes de que há um Rotary Club local. Não porque os clubes não sejam fortes, ou porque eles não estejam atuando bem. Eles estão. Mas se os rotarianos não falarem de seu trabalho, as pessoas nunca saberão sobre ele.

É hora de Fazer o Rotary Brilhar e deixar que as pessoas saibam o que estamos fazendo. No primeiro semestre deste ano rotário, fiquei emocionado ao ver quantos rotarianos assumiram o meu desafio do Dia do Rotary. Eu já presenciei Dias do Rotary em vários lugares, incluindo Filipinas, Coreia do Sul, China, EUA, Turquia, Índia, Taiwan, Sri Lanka e Bangladesh. Cada um deles tem sido diferente, e cada um enfrentou do seu próprio jeito o desafio de Fazer o Rotary Brilhar.

Se você organizou o Dia do Rotary em sua comunidade, conte-nos sobre ele. Enviei-nos detalhes e fotos de seu evento por e-mail para rotarian@rotary.org, com Rotary Day na linha de assunto. Nos próximos meses faremos de tudo para apresentar tantos Dias do Rotary quanto for possível.

E se você ainda não planejou um Dia do Rotary, eu o pergunto: “Por que não?” É uma ótima maneira de compartilhar com sua comunidade o seu amor pelo Rotary. Quando contamos aos outros sobre o Rotary e os deixamos saber como a adesão pode enriquecer suas vidas, compartilhamos um dom que nos foi dado quando fomos convidados para nos associar aos nossos clubes. Ao passar para frente esse dom, ajudamos a garantir que o Rotary e seu serviço irão perdurar por gerações vindouras.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.