Como presidente do Rotary, é meu trabalho incentivar e inspirar os rotarianos de todo o mundo, e também escutar o que eles têm a dizer. Quer se trate de um projeto bem-sucedido ou de um desafio, de uma nova ideia ou de um Dia do Rotary, quero sempre ouvir o que os rotarianos estão pensando, fazendo e planejando. Em minhas viagens, sempre peço para meus anfitriões me falarem sobre o que está indo bem em seus clubes, o que eles gostariam de melhorar e de que maneira o Rotary International pode apoiá-los.

As suas respostas são sempre interessantes e frequentemente surpreendentes. De vez em quando faço uma sugestão ou dou uma ideia, e outras vezes consigo estabelecer uma conexão que ajudará no progresso de um projeto, voltando para Evanston com ideias para nos auxiliar a tomar as decisões certas. No entanto, o que eu mais valorizo em nossas conversas são as histórias que ouço e que, em conjunto, contam a história do Rotary.

Em Atlanta, nos Estados Unidos, participei de um evento de reconhecimento a professores e ouvi várias histórias sobre o dom da alfabetização e como ela transforma vidas. Em Istambul, na Turquia, assisti a uma corrida de cadeiras de rodas e aprendi sobre o trabalho de rotarianos turcos para melhorar a vida das pessoas com necessidades especiais. Em Lima, no Peru, conversei com um ex-rotaractiano cuja vida foi transformada quando ele foi convidado a se juntar a um Rotary Club 20 anos depois de ter deixado nossa organização.

Algumas histórias me fizeram rir e outras me levaram a chorar, sempre me lembrando de que a nossa vida é a que mais se transforma quando servimos ao próximo. Quando ouço essas histórias, me pergunto: quantas outras vidas poderíamos transformar se tivéssemos mais associados? E quantas outras pessoas se associariam se compartilhássemos adequadamente nossas histórias?

Neste ano rotário, peço que compartilhem suas histórias rotárias com seus amigos, nas redes sociais e em nosso site. São essas histórias pessoais que nos inspiram, motivam outras pessoas a se juntarem a nós e iluminam nosso serviço enquanto Fazemos o Rotary Brilhar.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.