Hoje há muito mais maneiras de se comunicar do que no passado. Na era das videoconferências e mensagens instantâneas, podemos trabalhar de praticamente qualquer lugar e sempre nos manter conectados. É possível divulgar nosso trabalho no Facebook, no Twitter, no site da Brasil Rotário e do Rotary, mas a revista que você está segurando – ou lendo em dispositivo eletrônico – sempre terá um papel extremamente importante.

A The Rotarian é uma das revistas de publicação ininterrupta mais antigas do mundo, com um história que remonta a 1911, quando Paul Harris foi colunista de sua primeira edição – assim como a Brasil Rotário é uma das revistas mais antigas do Brasil, circulando sem interrupções desde o primeiro número, lançado em 14 de novembro de 1924. Naquela época, tais publicações eram em preto e branco, tinham menos páginas [no caso da Brasil Rotário, tratava-se inicialmente de um boletim, o Notícias Rotárias, de apenas quatro páginas], fontes pequenas e poucas imagens. Os anúncios da The Rotarian eram de vendedores de piano e de artigos masculinos e de um hotel completamente equipado com água quente e fria! [O Notícias Rotárias trazia anúncios do Hotel Glória, localizado no Rio de Janeiro, de uma fábrica de cimento, uma serraria, automóveis, entre outros].

Hoje você pode ler a sua Brasil Rotário e a The Rotarian em um celular ou tablet, sendo que as revistas regionais são publicadas em 24 idiomas. Dezessete ganhadores do Prêmio Nobel e 19 do Prêmio Pulitzer já escreveram para a The Rotarian, inclusive Mahatma Gandhi, Desmond Tutu, George Bernard Shaw e Nicholas Murray Butler. A cada mês, estas revistas trazem um panorama do que há de melhor no mundo rotário para engajar, entreter, informar e inspirar os leitores.

Nesta era de comunicação constante e com tantas formas de encontrar informações, será que precisamos de uma revista rotária? Com certeza. Pois a revista é, e sempre foi, uma das melhores maneiras de divulgarmos o Rotary. Ela permitiu que eu compartilhasse a diversão dos Rotary Days, destaca o bom trabalho dos rotarianos de todo o mundo e chama a atenção para assuntos importantes que afetam a todos nós. A Brasil Rotário não é simplesmente para a apreciação dos rotarianos – ela serve para melhorar a imagem pública da nossa organização e mostrar ao mundo o trabalho que fazemos.

Portanto, quando terminar de ler o seu exemplar, passe-o adiante. Pergunte a si mesmo quem poderia se interessar pelas matérias deste mês. Dê a revista a um amigo, colega de trabalho ou conhecido. Compartilhe-a com alguém que você tenha convidado para a reunião de seu clube. Acesse o endereço www.brasilrotario.com.br e divulgue artigos em suas redes sociais ou envie seus links por e-mail. Use a revista para Fazer o Rotary brilhar – assim como os rotarianos têm feito há 110 anos.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.