Quando iniciei a presidência neste ano rotário, meu desejo era que cada um de nós, acima de tudo, fizesse o Rotary brilhar. Eu queria que compartilhássemos com o mundo as amizades e experiências maravilhosas encontradas no Rotary, mostrando como a organização transforma e enriquece a nossa vida. Eu tinha certeza de que contar aos outros sobre o Rotary nos ajudaria a aumentar o quadro associativo, construir clubes mais fortes e melhorar nossa capacidade de ajudar os necessitados.

Com o fim de 2014-15, sinto-me honrado com a resposta dos rotarianos ao meu pedido e serei eternamente grato por terem aceito esse desafio. Vocês atenderam ao meu chamado para fazer o Rotary brilhar, realizando muitos Dias do Rotary em suas comunidades, levando a organização adiante com novos associados e clubes, e se superando em contribuições à Fundação Rotária.

O lema para meu ano na presidência foi inspirado pelas palavras de Confúcio: “É melhor acender uma única vela do que ficar reclamando da escuridão”. Este ano, mais de 1,2 milhão de rotarianos, junto com interactianos, rotaractianos, participantes do Intercâmbio de Jovens e Bolsistas Rotary pela Paz, acenderam suas próprias velas em milhares de comunidades. As chamas que acendemos criaram um brilho ainda mais intenso que reluz em todo o mundo.

Agradeço a todos vocês pela oportunidade de servir na presidência e pelo trabalho e dedicação dos nossos voluntários e funcionários. Eu tinha grandes expectativas e elas foram atendidas.

Sou muito grato também pelos amigos que fiz durante este ano rotário e pelos lugares maravilhosos que conheci. Sempre lembrarei, com muito carinho, de desfilar no carro alegórico da Parada das Rosas, de ver as crianças se divertirem ao assistir os percussionistas japoneses no Dia do Rotary em nossa sede mundial, em Evanston, e de pedalar à noite na cidade de Colombo, no Sri Lanka, durante o evento que celebrou o fim da pólio no país.

Vi uma energia nova e senti um renovado entusiasmo no Rotary este ano. Mais mulheres e jovens passaram a fazer parte dos nossos clubes, inclusive minha esposa, Corinna, e nossos três filhos.

Espero que no próximo ano vocês continuem o belo trabalho de fazer o Rotary brilhar e contribuam para que a nossa organização Seja um Presente para o Mundo.

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.