No mês passado, após um ano inteiro sem registrar qualquer caso do vírus selvagem da pólio, a Nigéria foi retirada da lista de países endêmicos da doença. Como a África não tem mais nenhuma nação nesta lista, restam somente dois países onde a poliomielite é endêmica: Afeganistão e Paquistão. Até o momento em que este artigo seguia para a gráfica, os casos de poliomielite no mundo somavam apenas algumas dezenas.

A dimensão desta conquista dificilmente pode ser exagerada. A pólio existe há milênios, e tem atormentado a humanidade desde nossas primeiras civilizações. Hoje, graças ao trabalho que fazemos com nossos parceiros, o fim desta doença está ao nosso alcance. Nós estamos fazendo a contagem regressiva não em anos, mas sim em meses.

E, apesar de monumental, nosso sucesso é frágil. Ainda que vagarosamente, continuamos avançando firme e inexoravelmente, graças aos esforços colossais que nunca cessam.  Continuamos a vacinar centenas de milhões de crianças em vastas campanhas sincronizadas, e estamos constantemente monitorando o meio para evitar novos surtos de poliomielite. A escala, a coordenação, o compromisso e o custo com este trabalho são, de fato, impressionantes.

Há quem pergunte o motivo de mantermos níveis tão altos de imunização e vigilância para combater uma doença que basicamente nem existe mais. A resposta é simples: este é o único caminho a seguir. Se reduzirmos o ritmo atual dos trabalhos e baixarmos a guarda, todos os anos de trabalho árduo e dedicação irão por água abaixo. Sabemos que é muito fácil a pólio se espalhar novamente pelo mundo, e não podemos deixar que tantas décadas de trabalho sejam desperdiçadas. É por este motivo que os próximos meses são de extrema importância. Precisamos da sua ajuda para aumentarmos a conscientização, arrecadarmos fundos e mantermos o progresso alcançado até o momento. Precisamos da sua força para permanecermos na luta até conquistarmos a vitória.

O Dia Mundial de Combate à Pólio é celebrado em 24 de outubro. Esperamos que neste dia você participe de alguma atividade relativa à erradicação da poliomielite. Envolva seu clube e distrito e visite o site endpolionow.org/pt para obter ideias, ferramentas e modelos de comunicado à mídia, além de conhecer as formas de doar. Ali você encontrará o link para a transmissão ao vivo do evento que estamos organizando. Não se esqueça de participar e divulgue-o nas mídias sociais.

Esta nossa luta começou como uma guerra contra a pólio, mas, com o tempo, passamos a lutar contra o ódio, a ignorância e o medo. Esta guerra será vencida em breve e, quando isto acontecer, todos teremos histórias para contar aos nossos filhos e netos, os quais jamais verão um pulmão de aço, aparelhos para as pernas ou pessoas rastejando por causa dos efeitos da doença, pois viverão em um mundo sem pólio.

Você é parte desta história de sucesso. Escreva bem o seu capítulo para que, quando ele for contado, você se encha de orgulho.

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.