Um jovem recebeu uma proposta para trabalhar como lenhador e começou o serviço com bastante energia. Na primeira semana, cortou 18 árvores. Na segunda, trabalhou tanto quanto na primeira, mas ficou surpreso ao constatar que havia cortado apenas 11 árvores. Na terceira semana, apesar de ter trabalhado sem parar até o anoitecer, o número caiu para seis. Desesperado, ele foi até o seu supervisor para pedir demissão. “Perdi minha força. Não consigo mais cortar tantas árvores como no início”, disse.

O supervisor olhou para o jovem e viu que ele aparentava estar sadio. “Você já pensou em afiar o seu machado?”, indagou.

“Afiar o meu machado? Quem tem tempo para isso?”, rebateu o jovem, indignado. “Passo o dia inteiro cortando lenha!”

Quando não estamos fazendo tanto progresso quanto gostaríamos, é natural redobrarmos nossos esforços. Às vezes, no entanto, o melhor não é trabalhar mais, e sim com mais eficiência.

Prestem atenção nas suas ferramentas e analisem os processos. Vocês estão usando seus recursos da melhor maneira possível ou cortando lenha com um machado cego?

Nos últimos 20 anos, batemos na tecla do quadro associativo incansavelmente. Definimos metas e lançamos campanhas na tentativa de trazer cada vez mais associados para a nossa organização. Mas ainda assim, nosso número geral continua o mesmo.

É hora de afiarmos nossos machados. Em vez de nos concentramos em como trazer mais associados para o Rotary, devemos nos perguntar: “Como podemos agregar valor à associação ao Rotary para que mais pessoas tenham interesse em fazer parte da nossa organização e menos queiram deixá-la?”.

Foi com isso em mente que lançamos, em julho, o Rotary Global Rewards. Por meio deste programa inovador, nossos associados têm acesso a descontos e promoções de diversas empresas em todo o mundo. Os próprios rotarianos podem solicitar que seus negócios sejam incluídos na lista de empresas participantes, e as ofertas mais atraentes serão adicionadas ao site. Os empresários têm a opção de doar parte do lucro de cada transação à Fundação Rotária, e várias empresas já estão colaborando. Adicionaremos novas ofertas mensalmente. Para aproveitarem esta oportunidade incrível, acessem o site do Rotary (www.rotary.org/pt) e cadastrem-se no portal Meu Rotary agora mesmo. Quanto mais rotarianos participarem, mais forte nosso programa será.

O Rotary Global Rewards é muito mais do que um programa de fidelidade. Ele é um novo benefício para aqueles que são rotarianos e fazem parte da nossa rede global. Com o programa não só unimos negócios e serviços, mas agregamos valor à associação. Devemos nos lembrar de que os associados em potencial provavelmente se perguntarão o que irão ganhar com sua entrada no Rotary. Portanto, devemos demonstrar o valor do Rotary e as vantagens de se tornar rotariano.

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.