Queremos grandes conquistas para o Rotary. Admiramos aqueles que deram grandes presentes para a humanidade: Abraham Lincoln, que deu dignidade humana aos oprimidos; Madre Teresa, que ofereceu compaixão aos esquecidos; Mahatma Gandhi, que deu a dádiva da mudança pacífica aos dominados. Suas vidas se tornaram presentes para o mundo.

Podemos nos inspirar nos exemplos deles e perguntar: “Como eu, com a vida que eu vivo, e sem deixar de lado as responsabilidades que são tão importantes para mim, posso me tornar um presente para o mundo?”. Ao escolher meu lema, pensei nas lições que aprendi por meio da minha fé hindu. Eu pensei principalmente na história de Sudama.

Sudama foi uma criança pobre e era um amigo de confiança de Krishna, que nasceu em uma linhagem real como um avatar – a encarnação de um ser divino. Os dois meninos cresceram juntos, mas acabaram se afastando depois de adultos. Enquanto Krishna tornou-se um líder militar e rei de grande renome, Sudama permaneceu um camponês humilde.

Os anos se passam e Sudama está passando por dificuldades. Ele se vê sem dinheiro até mesmo para alimentar os filhos. Sua esposa o lembra de sua amizade de infância com Krishna: talvez seja o momento de ir ao poderoso governante pedir ajuda. Relutantemente, Sudama concorda, mas decide não ir de mãos vazias. Ele junta um pouco de arroz – toda a comida que sua família tinha – e o embrulha em um pedaço de pano como presente para o amigo.

Quando Sudama entra no palácio, ele é surpreendido pela suntuosidade do lugar e pela amável hospitalidade de Krishna. Seu presente modesto, tão cuidadosamente preparado, parece um lembrete humilhante de sua pobreza. Krishna abraça Sudama, que esconde a mão, segurando o arroz por trás das costas. Krishna pergunta o que ele está segurando.

Longe de ser desdenhoso, Krishna aceita o arroz com gratidão e o consome com alegria enquanto os dois se sentam e conversam. As horas passam, durante as quais a satisfação dessa amizade reacendida afasta da mente de Sudama todos os pensamentos de sua difícil situação. Quando a noite cai, Sudama prepara-se para voltar à casa – e só então ele percebe que negligenciou sua tarefa. Ele retorna com nada; Krishna tinha comido os últimos grãos de arroz de sua família.

Sudama reveste-se de coragem para voltar aos seus filhos famintos. Mas, parado diante de seu portão, com o amanhecer começando a raiar, ele vê que a cabana que deixara no dia anterior tornou-se uma casa imponente, e, esperando para cumprimentá-lo, está sua própria família: bem vestida e bem alimentada pelas cestas de alimentos que apareceram em sua cozinha, enquanto Krishna comia cada grão de arroz de Sudama.

Krishna entendeu o que Sudama lhe trouxera: tudo o que ele tinha para dar. Em troca, Krishna deu-lhe tudo o que ele precisava. Nunca é o valor material de um presente o que importa – é o amor que vem com ele. Assim como o oferecimento de Sudama para Krishna tornou-se uma dádiva para Sudama, o que damos por meio do Rotary se torna uma dádiva para nós. E todos nós temos uma escolha: manter nossos dons para nós mesmos ou fornecê-los a outros, e ser um presente para o mundo.

Nós temos só uma chance em nossas vidas. E nós teremos só uma chance neste novo ano rotário. Este é o nosso momento. Vamos agarrar esta oportunidade com unhas e dentes. Seja um Presente para o Mundo.

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.