Caros companheiros rotarianos,

mai 17, 2017

Na vida, as experiências mais importantes são, às vezes, as mais breves. Elas passam num piscar de olhos. Duram dias, horas, momentos. São essas experiências que ficam na nossa memória e continuam vivas mesmo depois de anos. Nesses instantes, vemos algo que não tínhamos percebido antes, entendemos coisas que não havíamos compreendido e criamos vínculos que não esperávamos.

Para mim, este ano rotário está sendo completamente diferente de tudo o que já vivi. Viajei pelo mundo e conheci diversos países e continentes. Fui a lugares que jamais havia visitado e retornei a locais já conhecidos para enxergá-los, pela primeira vez, sob a ótica do Rotary.

Ao viajar a serviço da nossa organização, você tem uma perspectiva diferente e um novo senso de propósito. Você se sente parte de algo muito maior do que si mesmo. Quando você sai de casa de madrugada ou embarca num avião ou trem rumo a terras desconhecidas, tem a certeza de que não encontrará estranhos no seu destino final. Você sabe que haverá rotarianos lá, trabalho a ser feito, coisas a aprender e, talvez, algo a ensinar. Haverá a possibilidade de estabelecer contatos, fazer amizades e criar memórias para a vida inteira.

Este ano, como viajante, fui recebido por rotarianos do mundo inteiro. Convido você a fazer parte dessa minha experiência daqui a alguns meses. Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, viaje até a Coreia do Sul para a nossa 107ª Convenção Internacional.

Os coreanos têm o seguinte ditado: “Quando uma pessoa nascer, mande-a para Seul”. A cidade é maravilhosa, com ricas tradições, conveniências modernas e cultura única. Peço a você que se junte a mim não apenas pelo turismo, mas pelas experiências que terá com outros rotarianos.

Por um curto período, você verá o Rotary como eu o tenho visto, conhecendo toda a sua diversidade, hospitalidade e potencial. Você será recebido como um velho amigo por pessoas que nunca viu antes, compartilhará suas ideias mesmo que falem idiomas diferentes, conhecerá as conquistas do Rotary e sairá de lá inspirado a ir ainda mais longe.

Antes do final deste ano rotário, faça o que eu fiz: deixe sua casa e embarque numa nova aventura rumo ao desconhecido, confiante de que o Rotary irá recebê-lo de braços abertos. Junte-se a mim e a outros companheiros para conhecer a Coreia do Sul e se conectar com o mundo!

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.

(Mensagem de fevereiro de 2016)