Caminhemos com o apoio da Fundação

jun 1, 2020

Ni hao, rotarianos!

Enquanto escrevo esta mensagem, o mundo está envolvido na pandemia da Covid-19. Quero dedicar esta coluna às formas pelas quais os rotarianos, como pessoas em ação, ajudaram e podem continuar ajudando, e compartilhar com vocês o que estamos fazendo na Fundação Rotária para apoiá-los.

O Rotary tem sido líder há muito tempo na luta contra as doenças e no aprimoramento da saúde. A infraestrutura que construímos contra a pólio está sendo utilizada para combater o novo coronavírus, além de atender inúmeras outras necessidades de saúde. Em muitos países, voluntários da pólio têm sido direcionados para o combate à Covid-19.

Os clubes e distritos se mobilizaram rapidamente para conter a disseminação do vírus. Na Itália, os Rotary Clubs do distrito 2080 estão arrecadando fundos para comprar respiradores e equipamentos de proteção para hospitais superlotados. Em Hong Kong, Rotary Clubs embalaram suprimentos médicos, arrecadaram fundos e visitaram moradias populares para distribuir máscaras e álcool em gel. No Estado de Akwa Ibom, na Nigéria, eles organizaram uma campanha de conscientização sobre a Covid-19.

Na Fundação Rotária, o Conselho de Curadores tomou decisões rápidas para apoiar o seu trabalho. Os Subsídios Distritais podem ser usados para financiar atividades locais, como a compra de equipamentos médicos de proteção para profissionais da saúde. Você pode redefinir as atividades previamente planejadas para outros fins no enfrentamento da Covid-19, ou obter reembolso por atividades de combate à doença feitas a partir de 15 de março com fundos de Subsídio Distrital de 2020-21.

Graças à generosidade dos rotarianos em relação à nossa Fundação, os curadores aprovaram rapidamente milhões de dólares para que o Fundo para Assistência em Casos de Desastres imediatamente disponibilizasse uma infinidade de subsídios para projetos de clubes e distritos relacionados aos esforços contra o novo coronavírus.

No final de 2019-20 nossa luta pela causa da saúde pública se encontra em um momento crítico. Devemos superar a Covid-19 e continuar progredindo alicerçados nas muitas décadas de programas e projetos da nossa Fundação.

Considere fazer uma contribuição neste final do período 2019-20 para a nossa Fundação. A sua doação nunca foi tão importante quanto hoje.

Quando penso nos rotarianos que realmente fazem a diferença em suas comunidades, lembro-me do que o grande Laozi um dia nos ensinou sobre liderança: “Um líder é melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe. Quando o trabalho estiver concluído, eles dirão: ‘Fomos nós mesmos que fizemos’”. O mundo depende de líderes como você, e, por sua liderança, eu lhe serei eternamente grato. Obrigado pelo seu apoio e contribuição de ontem, hoje e amanhã à nossa Fundação.

* O autor é Gary C. K. Huang, chair 2019-20 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.