Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

“Não há inteligência onde não há mudança nem necessidade de mudança.” – H. G. Wells

Historicamente, desde meados de 1950, o Conselho Administrativo progressivamente designa um determinado tema para cada mês do ano com o propósito de criar um calendário rotário que permite dar destaque e comemorar os programas e as atividades de nossa organização. O primeiro mês a ser oficialmente celebrado como tal foi novembro, planejado para enfatizar o excelente trabalho da Fundação Rotária. Logo surgiram o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão, Mês dos Serviços Profissionais, Mês da Revista Rotária e Mês da Família Rotária, entre outros, com o propósito de estimular projetos especialmente relacionados a cada tema.

Em outubro de 2014, o Conselho achou adequado reorganizar o calendário rotário e, portanto, aprovou uma mudança fundamental nas determinações, com finalidade de proporcionar aos clubes e distritos um novo cronograma, de acordo com as áreas de enfoque que são prioridades da organização.

A partir do próximo ano rotário, o que será observado em cada mês é o seguinte:

Agosto – Expansão e Quadro Associativo;

Setembro – Área de Enfoque Educação Básica e Alfabetização;

Outubro – Área de Enfoque Desenvolvimento Econômico e Comunitário;

Novembro – Fundação Rotária;

Dezembro –    Área de Enfoque Prevenção e Tratamento de Doenças;

Janeiro – Serviços Profissionais;

Fevereiro – Área de Enfoque Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos;

Março – Área de Enfoque Recursos Hídricos e Saneamento;

Abril – Área de Enfoque Saúde Materno-Infantil;

Maio – Novas Gerações;

Junho – Grupos de Companheirismo do Rotary.

Esperamos que esse novo cronograma seja tão bem-sucedido quanto o anterior e que nos estimule a realizar projetos que permitam divulgar as atividades do Rotary entre os rotarianos e o público em geral.

Faça o Rotary brilhar aumentando o serviço humanitário nas áreas de enfoque, que são as que refletem as necessidades humanitárias mais críticas de nossa gente, colaborando com a formação e capacitação dos jovens, garantindo a saúde das pessoas, favorecendo o desenvolvimento comunitário e promovendo a paz.

Façamos nossa própria vida brilhar assegurando as prioridades de nossa organização e aumentando nosso propósito altruísta de servir aos outros.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para celiagiay@virtualred.com.ar

Share This