Atibaia celebra os valores e a força do Rotary

out 2, 2017

Para uma plateia de 1.113 rotarianos e convidados, o presidente do Rotary International, Ian Riseley, sintetizou: “A mensagem deste Instituto é que quando os rotarianos trabalham juntos não há o impossível”. A declaração foi feita durante a 40ª edição do Instituto Rotary do Brasil, o maior encontro anual de lideranças da organização no país, ocorrido na cidade de Atibaia, SP, de 31 de agosto a 2 de setembro, tendo como convocador o diretor do Rotary International Paulo Augusto Zanardi e como patrono o diretor 2001-03 Alceu Antimo Vezozzo. As plenárias do grande evento apostaram no compromisso com projetos para solucionar importantes impasses do mundo atual. Temas como ética, Centros Rotary pela Paz, diversidade e flexibilidade dos clubes também estiveram presentes. Um balanço dessa celebração que soma companheirismo e ideais do Rotary é o que mostraremos nas próximas páginas.

Nossa força está na diversidade

Primeira noite teve conclamação ao ingresso de mulheres no Rotary

Às 20h do dia 31 de agosto, o diretor e convocador Paulo Zanardi iniciava a cerimônia de abertura do Instituto. Seguiram-se o tradicional desfile de bandeiras, a execução dos hinos do Brasil e Austrália, país de origem do presidente Ian Riseley, e a apresentação da mesa. O primeiro a falar da tribuna foi Valdemar Lopes Armesto, governador 2002-03 do distrito 4430 e coordenador do Instituto: “Vocês não têm noção de como estou feliz em ver esta casa lotada. Muito obrigado por tornar este um Instituto marcante. Que vocês possam desfrutar do companheirismo e aprimorar o saber rotário”.

Zanardi foi o próximo a se dirigir aos presentes, e resolveu oferecer a palavra à sua esposa, Luly, que agradeceu a presença de todos. O diretor e convocador também fez agradecimentos e citou a sua neta, Pietra Zanardi, sentada na plateia. “Eu não estou sozinho. Vocês não sabem a força que nos trazem para fazer deste um mundo melhor. Estamos imensamente emocionados com o carinho e a dedicação de vocês. Que nós façamos um Rotary cada vez mais focado nas necessidades das nossas comunidades”, pediu.
Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao diretor 2001-03 do Rotary Alceu Antimo Vezozzo, que emprestou seu nome ao Instituto. Ele foi o idealizador, há 18 anos, da Vila Rotary da cidade de Cambará, PR, que forneceu 80 casas para famílias em situação de extrema necessidade e onde hoje vivem mais de 500 pessoas. Vezozzo é ainda presidente do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, que construiu e administra o Complexo Escolar
Caetano Vezozzo e Angelina Ricci Vezozzo, da Vila Rotary de Cambará.

Então chegou o momento de o presidente Ian Riseley passar a sua mensagem: “No Rotary, a diversidade é a nossa força. Isso em parte tem a ver com o nosso sistema de classificação, que assegura que representemos a nossa comunidade”. E acrescentou: “A diversidade do quadro associativo é essencial por dois aspectos: garante uma forte organização hoje e uma forte organização no futuro. E existem duas áreas em que a diversidade é extremamente importante: na idade e no gênero”. Ele defendeu que clubes com mais mulheres são muito atuantes e se expandem mais.
A noite terminou com um coquetel de boas-vindas e show do grupo Demônios da Garoa.

Leia a matéria na íntegra na edição de outubro da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).