Assembleia Internacional: um grande êxito

mai 24, 2017

Retornando de San Diego, nos EUA, quero manifestar meu entusiasmo e empolgação pelo êxito extraordinário alcançado, em todos os aspectos, pela Assembleia

Internacional do Rotary, a reunião mais importante da vida dos 38 governadores brasileiros das zonas 22A, 22B e 23A, além dos 17 governadores da Zona 23B e os dois de Portugal, todos eleitos para estarem à frente de seus distritos no ano rotário 2016-17.

Para quem ainda não teve a oportunidade e o privilégio de participar desse evento, trata-se de uma reunião que congrega toda a liderança do Rotary, a começar por todos os presidentes do Rotary International (o atual, o eleito, o indicado e os ex-presidentes) e que conta ainda com a presença de todo Conselho Diretor, o Conselho de Curadores da

Fundação Rotária e o secretário-geral.

Nessa oportunidade, todos os governadores eleitos foram preparados para bem exercer suas funções, tendo acesso às metas que nossa instituição preparou para o seu bom desempenho. Para isso, receberam orientação dos seus líderes de treinamento, um time altamente preparado para essa importante tarefa, integrado pelos companheiros brasileiros Francisco Leandro Júnior, Roberto Barroso Filho e Carlos Gueiros, além do argentino Daniel Elicetche.

Em todas as intervenções das quais participaram, os governadores eleitos tiveram a oportunidade de constatar a grandiosidade do Rotary por meio de palestras e apresentações inspiradoras e informativas, sempre de altíssimo nível, além de sessões para a troca de ideias e workshops.

Tiveram ainda a chance de aprender como bem gerir os seus distritos, cujas responsabilidades são fortalecer os atuais clubes, formar novos, ampliar o quadro associativo, promover a imagem pública e atuar como porta-vozes de seus distritos. Além disso, eles têm as tarefas de supervisionar indicações e eleições distritais, preparar o orçamento e o relatório anual, administrar os fundos distritais, efetuar a qualificação do distrito online e trabalhar com outras lideranças distritais.

Tomei conhecimento de que os times do Brasil e da Argentina saíram-se maravilhosamente bem, especialmente entusiasmados e empolgados com o programa de trabalho a cumprir, com destaque para as comemorações do centenário da nossa Fundação Rotária, que vai merecer atenção especial em todo o mundo. Aproveito para registrar minha presença e participação na reunião do Conselho Diretor, apreciando uma extensa pauta, inclusive a performance desses 55 distritos na Assembleia .

Para finalizar, temos que reconhecer a ênfase e a elevada qualidade do pronunciamento do presidente 2016-17 do Rotary International, John Germ, ao fazer a apresentação do seu lema, Rotary a Serviço da Humanidade, assegurando que todos saibam do papel desempenhado por nossa organização na erradicação mundial da pólio.

* O autor é José Ubiracy, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de março de 2016)