As novas cabeças do Brasil

mai 2, 2018

capa

O apoio do Rotary a uma talentosa geração de jovens que luta para colocar o país no topo da economia baseada em avanços tecnológicos e conteúdo digital

Abu Dhabi, 11 de dezembro de 2017. Laís lembra como se fosse agora: “Quando iam começar as premiações, meu coração acelerou”. Na primeira viagem dela e dos colegas ao exterior, eles foram para bem longe de casa – 12 mil quilômetros separam os Emirados Árabes Unidos de Pinheiral, cidade de 25 mil habitantes no interior do Rio.“De repente, ouvi nosso nome sendo anunciado. Somos a primeira equipe a trazer este prêmio para o Brasil. Nossa cidade sendo representada por seis jovens sonhadores. Sentimento enorme de gratidão. E saber que somos capazes.”

A história da conquista de Laís Ramalho de Oliveira, Marco Antonio Dias, Isabella Nunes, Júlia Cardoso Landim, Ygor Ferreira dos Santos e Pablo Henrique Costa começou em abril do ano passado, quando as escolas da Região do Médio Paraíba foram convidadas a participar do Desafio 4×4 Jaguar Land Rover.

Criada em 2000, a competição instiga estudantes do mundo inteiro a construir um veículo de controle remoto com tração nas quatro rodas e inscrevê-lo na disputa internacional, onde o protótipo (caso supere as prévias nacionais) deve vencer obstáculos numa pista de testes semelhante à da vida real.

O desafio da Land Rover já envolveu mais de três milhões de estudantes e revela potenciais engenheiros, designers e outros talentos que farão a indústria automobilística avançar. Com o nome de Auto291, homenagem à escola estadual onde cursam o ensino médio – o Ciep 291 Dom Martinho Schlude –, o sexteto brilhou na competição nacional, garantindo vaga na final mundial ao lado de outras duas equipes brasileiras.

A grande disputa em Abu Dhabi envolveu 25 equipes de 17 países. A Auto291 foi um dos destaques e voltou para Pinheiral com uma coleção de conquistas: primeiro lugar na categoria de mídias sociais, terceiro em inovação tecnológica e décima posição no ranking geral.

“A partir dessa experiência, temos jovens que estão realmente modificando suas concepções de mercado de trabalho”, diz o professor de física Luciano Marins, chefe do departamento de tecnologias e engenharias, e futuro diretor geral do Ciep 291. Ele e o colega Douglas do Couto Soares, responsável pelas disciplinas de história, sociologia e empreendedorismo, têm sido os grandes incentivadores da equipe. Ambos estavam na final em Abu Dhabi e emocionaram-se com o resultado. “O projeto tem fornecido muito conhecimento em áreas de desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e marketing”, explica. Mas esse aprendizado vai além: “Em função das extensas exigências, percebemos o fortalecimento de diversas habilidades socioemocionais necessárias ao profissional do século 21”.

O apoio do Rotary
A Auto291 é um sonho que se sonha junto. “O que fez uma grande diferença para nós foram as parcerias muito bem-sucedidas no âmbito científico e financeiro”, conta o professor Luciano. “Conseguimos diversos parceiros, mas para apoio direto nas necessidades do projeto tivemos a Companhia Siderúrgica Nacional e o Centro Universitário de Volta Redonda, que colocaram vários profissionais e alunos à nossa disposição.”

Outro parceiro especial foi o Rotary, a quem Luciano agradece: “O Rotary Club de Pinheiral tem nos dado uma excelente contribuição para questões relacionadas às responsabilidades sociais que os educandos precisam ter como seres humanos. Por meio do clube, a Auto291 conseguiu ajuda financeira, visibilidade e reconhecimento da comunidade de Pinheiral em virtude dos eventos criados para promoção da equipe”.

Leia a matéria na íntegra na edição de maio da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).