Arch Klumph, um visionário

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Se pensarmos na Convenção de 1917, em Atlanta, é difícil imaginar o que poderia haver de contencioso nas seguintes palavras do então presidente do Rotary International, Arch Klumph: “Acho urgentemente apropriado passarmos a aceitar doações com o propósito de fazer o bem no mundo”. Entretanto, o presidente não teve apoio unânime à sua ideia, já que alguns acharam que um fundo de dotação criaria mais problemas que soluções. Foi o Rotary Club de Kansas City que entrou para a história fazendo a primeira doação para a recém-criada entidade, no valor de 26,50 dólares.

Quase 100 anos depois, constatamos que Klumph não foi somente um visionário, mas também um revolucionário, ao colocar em movimento o mecanismo que permitiu ao Rotary fazer o bem no mundo em grande escala.

A Fundação Rotária é uma estrutura eficiente que nos aproxima dos nossos clubes e de outras organizações, possibilitando-nos sermos mais ambiciosos em nosso trabalho e alcançarmos metas de proporções colossais, como a erradicação da pólio. É impossível quantificar o bem que fizemos no último século graças à Fundação Rotária. O que sabemos é que, se Arch Klumph estivesse vivo, ele estaria cheio de orgulho de ver o quão longe chegamos com a Fundação.

Espero que tenhamos um número recorde de participantes na Convenção em Atlanta, berço da nossa Fundação e onde celebraremos seu centenário. Enquanto aguardamos o evento, consulte o site centennial.rotary.org/pt para ler sobre essa história e encontrar ideias de eventos e projetos para comemorarmos esse aniversário tão importante.

Uma das melhores maneiras de celebrarmos os 100 anos da Fundação é ajudando no alcance da meta de arrecadação de 300 milhões de dólares. Sua doação à Fundação é a melhor maneira de garantir que os rotarianos façam o bem no mundo por meio de um Rotary a Serviço da Humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de novembro de 2016)