A maioria dos rotarianos sabe que, há várias décadas, o Rotary tem operado com quatro Avenidas de Serviços, a saber: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais. Mas algo incomum ocorreu no Conselho de Legislação de 2010! A proposta de emenda para adicionar uma quinta Avenida de Serviços foi aprovada, após ter sido rejeitada em reuniões anteriores do Conselho.

A nova Avenida chama-se Serviços às Novas Gerações, e há uma certa confusão e preocupação com o impacto da mudança. O proponente da emenda não arquivou uma declaração de apoio e, portanto, não há uma justificativa por escrito da proposta. No entanto, parece-me que o propósito e o efeito são dirigir mais atenção aos programas do Rotary para jovens e jovens adultos.

Os programas rotários de Interact, Ryla, Rotaract e Intercâmbio de Jovens são alguns dos melhores do mundo dedicados à juventude. Entretanto, eles foram divididos entre a Avenida de Serviços à Comunidade e a Avenida de Serviços Internacionais, no âmbito dos clubes e dos distritos, o que tornou mais difícil coordená-los. A mudança para cinco Avenidas de Serviços fornecerá um único diretor ou coordenador de cada clube e cada distrito para supervisionar e promover os programas do Rotary para os jovens.

Nosso trabalho com a juventude e com jovens adultos tem duas vantagens salutares. Em primeiro lugar, a influência favorável sobre os participantes de sua exposição aos valores fundamentais do Rotary, que são o companheirismo, o serviço, a integridade, a diversidade e a liderança. Em segundo lugar, a memória positiva do Rotary, que frequentemente faz com que os participantes se associem a clubes no futuro. Precisamos aperfeiçoar o trabalho de recrutar novos valores para o quadro associativo e estamos trabalhando em planos para gravar os nomes e endereços de e-mail dos participantes, para que possamos permanecer em contato depois que eles concluírem os programas para jovens e jovens adultos.

Na realidade, portanto, o Conselho de Legislação de 2010 não criou nenhum programa novo. No entanto, a inclusão da quinta Avenida de Serviços facilitará a nossa missão de tornar os programas para a juventude ainda maiores, melhores e mais ousados no futuro – e recrutar ainda mais integrantes para o quadro associativo. É um exemplo perfeito de situação em que todos saem ganhando!

* O autor é Ray Klinginsmith, presidente 2010-11 do Rotary International.