Alfabetizando para reduzir a pobreza

set 1, 2021

Saudações, meus caros agentes de transformação,

Tenho certeza de que vocês estão tendo uma experiência enriquecedora ao Servir para Transformar Vidas. Uma das maneiras de fazer a maior mudança na vida de uma pessoa é ajudando-a a aprender a ler. A alfabetização expande o nosso mundo, tornando-nos mais bem informados sobre a vida em nossas próprias comunidades e abrindo nossos horizontes para outras culturas. Ler e escrever é algo que conecta as pessoas e nos oferece outra maneira de expressar nosso amor pelo próximo.

Setembro é o mês da Educação Básica e Alfabetização no Rotary. Aumentar os níveis de alfabetização é fundamental para o nosso trabalho de reduzir a pobreza, melhorar a saúde e promover a paz. De fato, se todos os alunos de países de baixa renda saíssem da escola com habilidades básicas de leitura, isso resultaria em um declínio significativo nos índices globais de pobreza.

Sem educação, crianças analfabetas tornam-se adultos analfabetos. Hoje, 14% da população mundial adulta – 762 milhões de pessoas – carece de habilidades básicas de leitura e escrita. E as mulheres representam dois terços desse grupo. Habilidades de alfabetização e cálculo são essenciais para que as pessoas tenham acesso a melhores opções de moradia, cuidados de saúde e empregos ao longo da vida.

Especialmente para meninas e mulheres, a alfabetização pode ser uma questão de vida ou morte. Se todas as meninas concluíssem o ensino primário, haveria muito menos mortes maternas. E é mais provável que uma criança sobreviva depois dos cinco anos de idade se sua mãe souber ler. Melhorar a realidade de mais pessoas em todo o mundo só será possível se os países removerem as barreiras à educação para as meninas. O argumento econômico para isso é claro: em alguns países onde a escolaridade é voltada aos meninos, o custo da oportunidade econômica perdida é superior a US$ 1 bilhão por ano.

Empoderar as pessoas por meio da educação é um dos objetivos mais ousados que temos como rotarianos. Não precisamos nos distanciar de nossas casas para encontrar aqueles cujas vidas estão sendo prejudicadas porque têm dificuldades com a leitura, dependem dos outros para entender algo escrito ou não sabem escrever nada além do próprio nome.

A partir deste mês, considerem como seus clubes podem Servir para Transformar Vidas por meio da alfabetização. Apoiem organizações que ofereçam programas gratuitos para promover a alfabetização de adultos ou a aprendizagem de idiomas locais, ou que proporcionem aos professores desenvolvimento profissional centrado na leitura e na escrita. Tornem-se mentores em alfabetização ou trabalhem com uma organização como a Parceria Global para a Educação [Global Partnership for Education] a fim de aumentar as oportunidades de aprendizagem para crianças em todo o mundo. Contatem escolas e bibliotecas locais para determinar como seus clubes podem apoiar programas existentes ou auxiliar na criação de iniciativas necessárias em sua comunidade.

Na Índia, o programa TEACH, uma colaboração bem-sucedida entre os Rotary Clubs do país e seu governo, tem demonstrado como os esforços de alfabetização podem ser ampliados para que cheguem a milhões de crianças. E, num momento em que as escolas em toda a Índia foram fechadas devido à pandemia de Covid-19, o componente de e-learning do programa alcançou mais de 100 milhões de crianças por meio da rede nacional de televisão.

A alfabetização é o primeiro passo para as pessoas saírem da pobreza. Como observou a ganhadora do prêmio Nobel Malala Yousafzai: “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.