Colunistas

Alfabetização é a chave para um futuro melhor

mai 26, 2017

Há alguns meses, li um artigo sobre Carl Sanders, que é do Rotary Club de Kenosha, nos EUA. Ele obteve sucesso nos negócios, embora não soubesse ler – algo que o envergonhava e que ele procurava manter em segredo.

Isto me surpreendeu, pois costumo pensar em analfabetismo como um problema que afeta mais os países com baixo poder aquisitivo e não um país como os EUA. Entretanto, constatei que a situação de Carl não é algo tão incomum como eu imaginava. Mesmo em uma nação rica como os EUA há milhões de pessoas sem os conhecimentos básicos de leitura.

Felizmente, a história de Carl teve um final feliz. Ele contou seu segredo a um companheiro rotariano que o incentivou a fazer um programa de alfabetização local e o apoiou durante todo o curso.

Nossa Fundação Rotária quer criar mais finais felizes como esse para alguns dos mais de 750 milhões de adultos em todo o mundo que são analfabetos funcionais.

Em 2015-16, outorgamos 146 Subsídios Globais, os quais totalizaram 8,3 milhões de dólares em apoio financeiro a projetos de educação básica e alfabetização. Alguns exemplos destas iniciativas incluem o fornecimento de computadores e material escolar em Gana, o patrocínio de aulas de reforço após o horário escolar nos EUA, e a criação de um programa de alfabetização e aconselhamento para meninas ciganas da Bósnia.

Nos últimos anos, o Rotary tem defendido a alfabetização no meu país. Do total de 1,2 bilhão de indianos, 75% são alfabetizados. O analfabetismo persiste principalmente na zona rural da Índia, onde vive grande parte da população. Face a este problema, o Rotary se uniu ao governo para eliminar o analfabetismo, especialmente entre as mulheres, o que poderá causar um grande impacto no país. Isso porque uma mulher instruída incentivará seus filhos a obterem educação formal, garantindo um futuro melhor para todos. O impacto que isso pode ter é tremendo.

Em setembro, Mês da Educação Básica e Alfabetização, pensemos nos milhões de pessoas que não têm chance de uma vida melhor por serem analfabetas. Nossa Fundação está ajudando muitas delas e, com o apoio de mais rotarianos, certamente chegaremos longe.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de setembro de 2016)