Colunistas

Agregando a energia e a ousadia dos jovens

mai 2, 2018

Meus companheiros, desejo que, ao ler esta mensagem, vocês sintam o desejo de conhecer mais profundamente os programas do Rotary voltados à juventude. Ao nos aproximarmos dos jovens, agregamos a energia e a ousadia deles à nossa atuação.

O Rotaract une pessoas de 18 a 30 anos para trocarem ideias, aprimorarem suas habilidades de liderança e encontrarem soluções inovadoras para os atuais problemas da humanidade. Em todo o planeta, associados ao Rotary e ao Rotaract trabalham lado a lado em projetos humanitários.

Já o Interact congrega jovens de 12 a 18 anos para descobrirem a força do nosso lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Durante a implementação de ações sociais e o desenvolvimento das suas habilidades de liderança, os interactianos são orientados pelos Rotary Clubs patrocinadores.

O Intercâmbio de Jovens promove a paz por meio de cada um dos seus participantes. Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Organizado por Rotary Clubs e distritos, o Ryla (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) é um programa no qual os jovens desenvolvem habilidades de liderança, fazem amizades e divertem-se. Voltados a pessoas de 14 a 30 anos, estes eventos são organizados localmente por Rotary Clubs e distritos.

Seria muito interessante que cada Rotary Club realizasse um fórum sobre como se conectar à juventude de forma sustentável e producente, capaz de promover parcerias com nossos jovens. Eles têm muito a nos dizer.

Durante a Assembleia Internacional de San Diego, em janeiro, o presidente 2018-19 do Rotary International, Barry Rassin, solicitou aos próximos governadores que dobrem o número de Rotaract Clubs existentes em seus distritos. Porém, como rotarianos, não vamos deixar para amanhã o que podemos fazer ainda hoje.

Com mais envolvimento dos jovens, o Rotary certamente estará se fortalecendo para fazer a diferença.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com