A satisfação de chegar a níveis mais altos

fev 5, 2021

Doar é mais que uma atividade. É um estilo de vida e um gesto de esperança em tempos de dificuldades. Há muita instabilidade nos dias de hoje, mas isso não é algo raro – pelo menos não no contexto da história humana. A sabedoria das eras passadas é especialmente importante para nos ajudar a definir o nosso caminho e objetivo.

Tal sabedoria vem de um filósofo do século 12 conhecido como Maimônides. Nascido em Córdoba, na Espanha, ele e sua família se exilaram no Marrocos para escapar da perseguição religiosa. Quando jovem, aprendeu sobre Aristóteles, astronomia e, posteriormente, medicina. Após mudar-se para o Cairo, Maimônides ficou conhecido como o maior rabino da cidade, produzindo tomos de comentários sobre a Torá e vivendo seus últimos dias como um renomado médico.

No entanto, seu maior presente para a humanidade foi registrar sua opinião a respeito do ato de se doar na obra-prima Os oito níveis de caridade, que nos ensina o significado dessa doação e o que nos motiva a realizá-la.

O primeiro nível da escada de Maimônides é a doação por pena ou de má vontade. O próximo nível é doar menos do que se deve, mas com alegria. O quinto nível é doar antes de alguém solicitar. Mais acima vem a doação em que o beneficiário sequer fica sabendo quem é o doador. O oitavo e mais alto patamar da caridade é antecipar a dificuldade e doar para evitá-la ou preveni-la.

Quando imunizamos as crianças contra a pólio, estamos antecipando a possibilidade da doença. Fazemos isso com outros projetos do Rotary, como iniciativas que reduzem a incidência de malária ou de câncer cervical.

Quando ensinamos a alguém uma profissão que lhe permita ganhar seu sustento, aplicamos o oitavo nível. Do microfinanciamento à educação, a Fundação Rotária nos ajuda a oferecer ao próximo um presente essencial: a autossuficiência.

Todo esse bom trabalho está à nossa espera, assim como o apoio a recém-nascidos, a limpeza de nascentes, ações de recuperação pós-pandemia de Covid-19 e inúmeros outros esforços que lideramos.

Tenho orgulho de dizer que muitos associados do Rotary chegam ao nível mais alto da escada de Maimônides – muitos deles de forma anônima. Independentemente de quem forem e da razão de compartilharem seus bens com a Fundação, eu lhes agradeço.

Como organização, o Rotary também sobe essa escada. Cada uma das doações nos ajuda a alcançar níveis mais altos. À medida que subimos juntos essa escada, ganhamos uma perspectiva mais ampla. Vemos todos aqueles que precisam ser elevados, bem como as inúmeras oportunidades que temos de ajudá-los por meio do Rotary. E, com isso, encontramos o nosso próprio significado e propósito.

* O autor é K. R. Ravindran, chair 2020-21 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.