Juntamente com nossos parceiros, criamos um plano para as etapas finais da erradicação da poliomielite, o qual está provando ser bem-sucedido. Ninguém pode dizer quando acontecerá o último caso de pólio, mas se continuarmos como estamos, ele será registrado antes do fim deste ano. Sem dúvida, esta seria uma vitória sem precedentes para nós e para todas as crianças!

Temos um plano para divulgar o nosso trabalho na cruzada contra a doença e ganhar o merecido reconhecimento por nosso papel fundamental na sua erradicação. A nossa primeira campanha de imunização contra a pólio ocorreu em 1979, quando ainda havia 500 mil casos da doença por ano. O sucesso que alcançamos nos levou ao lançamento do programa Polio Plus em 1985 com o objetivo de imunizar todas as crianças do mundo contra a poliomielite. Levantamos 247 milhões de dólares para este fim nos primeiros três anos e, em 1988, unimos forças com a Organização Mundial da Saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e o Unicef no sonho possível de erradicar esta doença da face da Terra. Tendo o Rotary como catalisador, a formação dessa parceria marcou o início da odisseia.

Chegamos agora aos estágios finais deste esforço heroico, e é de suma importância que o mundo inteiro saiba das contribuições do Rotary como principal parceiro na luta contra a pólio. Faremos o possível para divulgar o papel da nossa organização, sabendo, porém, que isto é apenas uma peça do quebra-cabeça. Todo Rotary Club precisa saber da história do programa Polio Plus para promover o nosso trabalho em sua comunidade. Precisamos do envolvimento de todos os Rotary Clubs para espalharmos as boas novas globalmente.

Faça o download dos materiais promocionais disponíveis em endpolio.org e confira a publicação Rotary and the Gift of a Polio-Free World, que pode ser comprada pelo site shop.rotary.org. Não deixe de compartilhar pelas mídias sociais as informações sobre o papel do Rotary para acabar com a pólio. Não podemos desperdiçar nenhuma chance de espalhar aos quatro ventos a nossa brilhante atuação para um mundo sem essa doença.

O Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado em 24 de outubro, é a oportunidade ideal para os clubes realizarem uma atividade visando tornar o nosso trabalho contra a poliomielite conhecido localmente. Utilize as notícias e divulgue a transmissão ao vivo promovida pelo site endpolio.org para celebrar a data e conseguir o máximo de publicidade. Estamos muito próximos do nosso objetivo e não podemos perder o ânimo. Não fique de fora e divulgue a diferença que fazemos com o Polio Plus!

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.