A parceria Fundação Rotária e Unicef Brasil

set 1, 2021

A Fundação Rotária entende que o desenvolvimento de parcerias representa uma iniciativa alinhada às nossas prioridades e objetivos estratégicos para promover a boa vontade, paz e compreensão mundial.

Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades compartilhadas nos mais diversos níveis. São relações de colaboração para trabalhar em conjunto, visando objetivos comuns. O próprio Código de Políticas da Fundação Rotária conceitua que o Rotary International e a Fundação Rotária buscam ativamente desenvolver parcerias com outras organizações que aumentem nossa capacidade de prestar serviços.

Uma boa-nova: a parceria da Fundação Rotária com o Unicef Brasil!

Por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), celebramos essa parceria institucional com a assinatura de um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de projetos humanitários no Brasil.

Trata-se de uma experiência de fato inovadora, para a qual deveremos contar com os nossos líderes regionais e a rede de recursos distritais a fim de apoiar projetos nas áreas de prevenção e tratamento de doenças, educação básica e alfabetização, paz e resolução de conflitos, e meio ambiente – além de iniciativas de imunização e de erradicação da pólio.

O Unicef, criado pela Organização das Nações Unidas em 1946, atua na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nas vítimas de formas extremas de violência. O órgão está presente no Brasil desde 1950, onde tem apoiado as mais importantes transformações no âmbito da infância e adolescência.

Nas últimas décadas, o nosso país promoveu uma maior inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, entretanto, uma significativa parcela dessa população continua desassistida. E o Unicef concentra seus esforços justamente no atendimento ao contingente mais excluído de meninas e meninos, uma realidade que está presente em todas as regiões brasileiras, com maior agudeza na Amazônia, semiárido e grandes centros urbanos.

Com seus programas humanitários e prioridade na erradicação da pólio, a Fundação Rotária poderá potencializar os efeitos nos programas desenvolvidos ou nas novas iniciativas por meio da liderança e influência dos rotarianos em seus clubes, que estão em atividade em todo o país. Some-se a isso a nossa experiência em projetos de Subsídios Globais e a convergência das nossas áreas de enfoque com o Unicef.

Em total sinergia, a Fundação Rotária e o Unicef Brasil almejam promover o atendimento às necessidades básicas de crianças e adolescentes, criando oportunidades para que alcancem seu pleno potencial!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br