Em cada das minhas colunas mensais, tenho destacado uma das metas da Fundação para este ano rotário 2014-15. Neste mês, gostaria de falar sobre a nossa nova estrutura de subsídios e das razões para sua implementação.

O Conselho de Curadores identificou a necessidade de aumentarmos nossa eficiência, simplificarmos as operações e concentrarmos nossos esforços para conseguirmos atingir maior impacto e reconhecimento público.

Antes do Visão de Futuro, processávamos mais de 4.000 subsídios por ano – e cada subsídio humanitário tinha, em média, o valor de 12.500 dólares. Como grande parte dos pedidos estava abaixo deste valor, o custo administrativo estava aumentando em um índice significativo, gerando a necessidade de contratarmos mais funcionários para processar o número crescente de solicitações.

Além de aumentar a nossa eficiência, os curadores queriam implantar uma estrutura mais simplificada. Afinal, a Fundação Rotária tinha 12 programas diferentes, cada um com seus próprios procedimentos de solicitação e exigências. Agora, só temos dois tipos de subsídios: Distritais e Globais.

Ao simplificar o processo, esperamos contribuir para que os rotarianos façam o bem ao maior número de pessoas possível; oferecer um sistema mais eficiente, concedendo menos subsídios mas com valores mais altos e a um custo operacional reduzido; e dar aos clubes e distritos mais autonomia.

Ajudem o nosso novo modelo de subsídios a ter sucesso, participando ativamente de nossos projetos educacionais e humanitários.

* O autor é John Kenny, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.