A importância de fazer mais e crescer mais

abr 4, 2022

Saudações, caros agentes de transformação do Rotary,

Amigos, um dos meus mantras no Rotary tem sido fazer mais, crescer mais. Tenho certeza de que vocês também estão adotando esse pensamento. Fazer mais significa realizar projetos maiores e mais impactantes, e crescer mais é aumentar nosso quadro associativo.

Há muito entusiasmo no Rotary em relação à iniciativa Cada Um Traz Um. Em todos os lugares a que viajo, presidentes de clube, governadores de distrito e associados ao Rotary em geral – veteranos e novos – apreciam o fato de inspirar o mundo inteiro com seus esforços de crescimento.

Estamos expandindo ainda mais nosso quadro associativo e não vejo a hora de comemorar todo esse sucesso com vocês na Convenção do Rotary International em Houston, no mês de junho. Ainda dá tempo de vocês se inscreverem e fazerem planos para se juntar a nós. Estamos ansiosos por essa experiência singular que unirá nossos associados depois de tanto tempo separados.

Ao crescer mais, teremos muito mais oportunidades de fazer mais. Abril é o Mês da Saúde Materno-Infantil, uma ótima chance para seus clubes considerarem o que estão fazendo em apoio ao bem-estar de mães e crianças. Melhorar o acesso à assistência médica e a qualidade desses cuidados para mulheres e crianças é um foco importante para nós, e se relaciona muito bem com nossa iniciativa para empoderar as meninas. Agradeço o trabalho realizado por vários clubes na área de saúde materno-infantil e gostaria de incentivá-los a pensar em maneiras de fazer mais.

Tem sido animador ver os rotarianos se reunirem nas Conferências Presidenciais para discutir maneiras de usar nossas áreas de enfoque com o intuito de promover mudanças grandes e duradouras no mundo. Todas as Conferências Presidenciais estão abordando nossa nova área de enfoque – o meio ambiente – e como nosso trabalho para proteger o planeta deve apoiar nossos esforços para desenvolver economias locais, especialmente em lugares com maior índice de pobreza. Tive a honra de fazer uma apresentação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, realizada em Glasgow, na Escócia. Este importante evento reuniu quase 100 chefes de Estado e de governo ao longo de duas semanas para estabelecer novas metas referentes à emissão de combustíveis fósseis. Meu chamado à ação se concentrou na restauração dos manguezais, um ecossistema crucial que pode mitigar os efeitos das mudanças climáticas em regiões costeiras. Diversos países já estão demonstrando grande entusiasmo por esse plano.

Nossa sobrevivência está em jogo e já estamos sofrendo os danos causados pelas catástrofes ambientais. Precisamos preservar nossa capacidade de ajudar os mais necessitados e levar esperança a eles. Devemos encontrar maneiras de proteger nosso planeta, mantendo o crescimento econômico necessário para alcançarmos nossos mais altos objetivos humanitários.

Este é um momento muito entusiasmante no Rotary. O momento em que o mundo mais precisa de nós. Ao Servir para Transformar Vidas, lembrem-se de que também estamos nos transformando. Ao redor do planeta, estamos nos tornando os grandes agentes de mudança e construtores da paz.

O mundo está pronto para nós. É hora de atender a esse chamado.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.