“A juventude constitui um extraordinário fator de otimismo, pois ela sente por instinto que a adversidade é apenas transitória, e que a desgraça permanente é tão pouco viável quanto o caminho estreito e reto da virtude.” – Charlie Chaplin

Para os jovens, não existem barreiras. Por isso, vale alertar os clubes que eles estão perdendo a sua maior ferramenta para o encontro de parceiros para seus projetos de Subsídios Globais. Trata-se dos estudantes que vão participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary. São mais de 8.000 por ano. Cada clube deve preparar seu intercambista para essa nobre missão.

É necessário levar o bolsista para visitar os projetos aos quais os rotarianos se dedicam e, principalmente, mostrar as dificuldades da comunidade onde o clube está inserido. Com isso, esse jovem saberá o que está acontecendo naquela localidade e, dessa maneira, terá maior convicção ao pleitear os valores ao clube hospedeiro.

Também é importante agregar o Rotaract, o Interact e participantes dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla) aos projetos do clube. Eles fazem parte da aldeia global de redes sociais, o que facilita em muito a procura por parceiros.

Em  2007-08, recebemos um e-mail do Rotary Club de Bozeman, EUA (distrito 5390), dizendo que seu Interact Club havia realizado uma promoção e dispunha de 5.000 dólares para realizar um projeto. A única exigência ao clube beneficiário era que fosse patrocinador de um Interact e que a iniciativa a ser contemplada estivesse relacionada a ajudar pessoas em tratamento do câncer. O projeto destinava-se à compra de equipamentos para ajudar os pacientes a recuperarem a voz, após tratamento cirúrgico.

A viabilização desse importante projeto humanitário nasceu da determinação desses jovens parceiros. Também os intercâmbios de Novas Gerações poderão trazer muitos contatos para futuras parcerias. Porém, é importante ter em mente que precisamos capacitá-los para essa missão. Nós acreditamos que a motivação dos rotarianos e o otimismo dos jovens são a fórmula certa do sucesso.

Temos observado também uma rica fonte de conhecimentos e muitos trabalhos em nossas comunidades feitos pelas Casas da Amizade. Essas companheiras, com suas ações silenciosas e diretas, podem participar com criatividade, determinação e sensibilidade na execução de projetos da Fundação Rotária junto aos clubes e distritos.

Este é o momento de somarmos esforços como Família Rotária, ampliando o número de beneficiados pelos nossos projetos humanitários, o que é possível com os novos subsídios.

Setembro é o Mês das Novas Gerações e o período propício para trazer mais jovens para o Rotary e prepará-los adequadamente para cuidarem do nosso futuro, dentro dos princípios da nossa organização.

Nunca se esqueça: o mal trabalha para cooptar nossos jovens, portanto sejamos vigilantes e participativos e não deixemos isso acontecer. Façamos a nossa parte!

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.