A Fundação nos ajuda a ver mais longe

out 31, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

De diversas maneiras, a Fundação Rotária é uma presença invisível em nossos Rotary Clubs. A maior parte do que fazemos semanalmente nos clubes e distritos não tem o envolvimento direto da Fundação. Mas ela é invisível em nossos clubes da mesma maneira que os alicerces de um prédio o são quando se está dentro dele: o fato de não os vermos não significa que eles não existam.

A Fundação que nos permitiu enfrentar a pólio é, de muitas maneiras, a mesma que sustenta os serviços do Rotary. Há 100 anos, desde que começou a existir com a primeira doação, de 26,50 dólares, a Fundação Rotária apoia e fortalece nossos serviços, instiga nossas ambições e nos permite ser a organização que somos. Por causa dela, os rotarianos sabem que, se a gente tiver um sonho e começar a trabalhar, muito pouco estará fora do nosso alcance.

Trata-se de um modelo incrivelmente eficaz esse que temos aqui no Rotary, algo que nenhuma outra organização consegue igualar. Somos totalmente locais e totalmente globais: temos habilidades, contatos locais e conhecimento em mais de 35 mil clubes, praticamente em todos os países do mundo. Mantemos uma merecida reputação baseada em transparência, eficácia e boas práticas de negócios. E justamente porque somos profissionais e voluntários altamente capacitados, chegamos a um nível de eficiência que poucas organizações conseguem atingir.

Para simplificar, o dinheiro doado à Fundação Rotária rende muito mais que o mesmo valor doado à maioria das instituições de caridade. Se uma pessoa quiser aplicar seu dinheiro fazendo algo de bom para o mundo, nada melhor do que doá-lo à Fundação. E isso não se trata apenas da minha fala, com tom de orgulho. É algo visível e que se reflete em rankings feitos por organizações independentes.

No ano do centenário da Fundação Rotária, os rotarianos ultrapassaram a meta de 300 milhões de dólares em doações. Em algum lugar do planeta, pessoas que talvez você jamais conhecerá levarão uma vida melhor por sua causa.

Por fim, é a nossa Fundação que nos leva a fazer o bem com nossas convicções mais íntimas: podemos fazer a diferença, temos o dever de fazê-lo e o trabalho conjunto, da forma mais eficiente possível, é a única maneira de gerar mudanças reais e duradouras.

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.