A Fundação e o poder de uma ideia

jul 4, 2017

Parece que foi ontem que aos 26 anos eu era um novo associado do Rotary. Quando perdi minha terceira reunião e não fiz a recuperação da frequência, meu padrinho sentou-se comigo e, pela primeira vez, explicou realmente os valores do Rotary. Levei a sério suas palavras e desde então não perdi uma recuperação de frequência. Agora, quase 49 anos depois, eu, um associado orgulhoso do Rotary Club de Los Angeles (LA5), sinto-me honrado em servir como chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária este ano.

A Fundação começou com uma ideia simples: fazer o bem no mundo. Cem anos depois, sabemos o sucesso que ela tem sido e celebramos seu centenário.

Durante estes anos todos, rotarianos levantaram e investiram mais de 4,1 bilhões de dólares em milhares de programas, projetos e bolsas. Em resumo, a Fundação é a prova viva do poder de uma ideia. Um rotariano compartilha uma ideia com seu clube, e coisas incríveis acontecem com o dinheiro concedido pela Fundação.

Vivemos um tempo emocionante como rotarianos. É o primeiro ano do segundo século da Fundação Rotária, e estamos próximos de um dos maiores feitos da história da humanidade: a erradicação da pólio. O programa Polio Plus foi lançado há 33 anos, servindo como o catalizador que engajou rotarianos e parceiros ao redor do mundo. Hoje, a pólio está perto de ser a segunda doença erradicada na história da humanidade. A CNBC, líder global de mídia, recentemente ranqueou a Fundação Rotária em terceiro lugar na lista do Top 10 das fundações que estão transformando o mundo.

Nos meses que seguem, aguardo discussões sobre as metas da Fundação para este ano e além. Compartilhe suas ideias comigo pelo e-mail paul.netzel@rotary.org. Pergunte a si mesmo: “O que eu posso fazer para ajudar a resolver um problema que me é próximo e importante para mim?” Como você envolverá a Fundação para auxiliá-lo? Lembre-se que é preciso apenas uma pessoa com uma ideia – junto com uma grande organização – e todos aqueles valores atemporais do Rotary que aprendi anos atrás. Parece que foi ontem.

* O autor é Paul Netzel, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.