Diz um provérbio oriental que “a marcha das mil léguas começa com o primeiro passo”. O primeiro passo foi dado. O caminho a percorrer poderá ser estafante, árduo e cheio de obstáculos, mas vencê-lo dependerá apenas de nossa vontade. Coisa de rotariano.

Mercê da credibilidade marcante do Rotary, a nossa parceria com o mundo empresarial é um casamento perfeito. A ideia de que uma empresa é criada e desenvolvida única e exclusivamente para a obtenção de lucros é algo que tem sido abandonado por cada vez mais setores empresariais ao longo dos últimos anos. As empresas socialmente responsáveis asseguram a sustentabilidade dos negócios sincronizando as novas dinâmicas da sociedade e do mundo empresarial.

Ser socialmente responsável não significa prestar um favor, uma vez que as empresas extraem da sociedade e do meio ambiente recursos para a sua produção. Valores mais complexos, como o bem-estar dos funcionários e da comunidade, são peças-chaves para estimular a organização a buscar ou manter a liderança.  E aí o Rotary tem muito a ensinar. Como afirmou o cronista Rubem Braga: “A minha alma, qual antena sensibilíssima, está captando a dor de todo mundo, e me faz morrer de dores que não são minhas”. Essa é uma condição concreta de duas ou mais pessoas em que cada uma só se sente realizada na medida em que empenha o seu ser e o seu haver na promoção do outro ou dos outros.

Nós rotarianos cremos que a terra, nos dando o alimento, deve ser usufruída por todos que dela necessitam. Cremos ainda que o Rotary, nossa casa, abriga todos aqueles que acreditam que Deus é a fonte da vida, que a alma é uma energia criadora, a terra é um bem comum, a concórdia é o respeito ao próximo, a liberdade é inata ao homem, a igualdade é um direito de todos, e que a fraternidade é abnegação e renúncia.

O mundo deu muitas voltas. Caíram barreiras, referências, mitos e muros. A história não coube em teorias. As teorias negaram suas promessas. A modernidade produziu um mundo menor que a humanidade. A energia para criarmos um futuro diferente provavelmente encontra-se em nossa inserção internacional, sem preconceitos e medos. Uma energia que, entretanto, se opõe ao radicalismo irracional que menospreza a vida humana.

A nossa ABTRF merece todos os aplausos! Nela estão evidenciados para a sociedade brasileira os ideais que congregam e fazem avançar socialmente companheiros e clubes. Com ela, tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas têm a oportunidade de se congregar por meio das contribuições e dos programas específicos – o Empresa Cidadã e o Seguro Solidário.

Assim, contribuímos para a paz social ao estabelecer linhas de ação neste sentido. Pois entre o ato de edificar e o ato de estabelecer há uma grande diferença. O que se edifica, pode-se arruinar; o que se estabelece, não pode deixar de permanecer!

* O autor é Juscelino da Silva, governador 1992-93 do distrito 4560 e associado ao Rotary Club de Itaúna, MG.