Ao finalizar o ano rotário 2014-15, refletimos sobre o que fez acontecer a extraordinária equipe de abnegados rotarianos. Recebíamos diariamente e-mails dos governadores na ânsia de se superarem na digna missão do servir.

Na primeira semana de maio de 2015, as contribuições das Empresas Cidadãs mais o Seguro Solidário superaram, pela primeira vez, a marca de um milhão de dólares.

Aqui, vale uma parada para afirmarmos que hoje existe uma “com-unidade” de pensamento que decodificou que o futuro do Rotary passa por parcerias com a inclusão de pessoas jurídicas no servir.

Durante a Convenção do Rotary em São Paulo, no mês passado, tivemos a grata emoção de ver passar pelo estande da ABTRF cerca de mil pessoas, que buscaram informações ou simplesmente formaram uma multidão para compartilhar do orgulho da “com-unidade”, da qual têm certeza de pertencimento.

São Tomás de Aquino disse: “A realidade extrapola o conceito”. É isto mesmo, os resultados trazidos pela ação no servir falam mais alto do que nosso discurso na tribuna. Naturalmente, referimo-nos aos 11 anos de trabalho da ABTRF, que a cada dia se renova diante do mundo em transformação.

Outra conclusão é que servir é muito mais do que uma questão de princípios e, certamente, é também uma questão de prática.

Ouvimos motivadores discursos na Convenção e a mensagem do presidente do Rotary International, K.R. “Ravi” Ravindran, é audaciosa, porque ser um presente para o mundo é ser a esperança para o próximo e uma libertação pela entrega. Este lema tem tudo a ver com a mensagem do apóstolo São Paulo, que afirmava: “A esperança é para todos. A vida é uma espera ativa formada de fé e perseverança que leva a construir a comunidade no amor”.

O presidente Ravindran recomenda “que é importante que o Rotary use as mídias sociais para contar as suas histórias”. No Natal foi criada a fanpage da ABTRF, no dizer do governador 2010-11 do distrito 4550, Valdomiro Oliveira Júnior, “como um presente para o Rotary do Brasil”. Foi um grande passo e uma evolução institucional da ABTRF. Na realidade, foi uma revolução nas nossas comunicações, pois os acessos, nestes seis meses, passaram de um milhão: experimentem acessar por www.facebook.com/ABTRF

Essa fanpage tornou a ABTRF mais conhecida e estimulou o aumento das contribuições, a imagem pública e a retenção do quadro associativo. Nossa fanpage está linkada ao site abtrf.org.br, bem como a todas fanpages de Rotary Clubs e distritos deste imenso Brasil. No encerramento da Convenção, num só dia, os acessos excederam 30 mil – e, é bom reconhecer, isto aconteceu pela popularidade de Ivete Sangalo, que afirmou diante de cerca de 15 mil pessoas que, doravante, ela é embaixadora do Rotary para o End Polio Now.

Finalizando, nosso sincero reconhecimento ao trabalho da diretoria, conselhos, da equipe da ABTRF, do staff, da Brasil Rotário e dos 38 governadores 2014-15, que turbinaram nossa fé na “com-unidade” da ABTRF.

Governadores 2015-16: a ABTRF, irmanada na fé e esperança, se junta para que cada um de vocês Seja um Presente para o Mundo, que anseia por uma “com-unidade” de paz e compreensão.

* O autor é Hipólito Ferreira, diretor 1999-01 do Rotary International e presidente da ABTRF.

Conheça o portal da ABTRF na internet:
www.abtrf.org.br