Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

O Rotary tem como um dos seus maiores diferenciais a multiplicidade de profissões. Essa característica nos permite vivenciar vários mundos dentro do mundo do Rotary. No mês dedicado aos Serviços Profissionais, nos vem à mente a oportunidade de procurar líderes de nossas comunidades em diversas áreas de atuação.

Em um dos seminários dos quais participamos, um presidente de clube sugeriu o Dia da Agenda, uma ideia que apreciamos bastante. Em que consistiria tal data? O protocolo ou secretário do clube, na reunião que antecederia ao Dia da Agenda, pediria a todos os companheiros que lessem suas agendas de contato.

Na semana do Dia da Agenda, haveria perguntas do tipo: “Quem conhece um engenheiro mecânico? Ele tem perfil de rotariano? Seria bom para ele e para o Rotary tê-lo conosco?” Aquele que indicou o engenheiro mecânico preencheria a ficha de indicação para o secretário realizar o trâmite normal junto às comissões de classificação e admissão e, claro, na assembleia do clube.

A diversidade de profissões remonta aos primeiros dias do Rotary. Remonta ao momento em que Paul Harris, advogado, com Silvester Schiele, comerciante de carvão, Hiram Shorey, alfaiate, e Gustavus Loehr, engenheiro de minas, criaram um clube de companheirismo que funcionava em sistema de rodízio, dando oportunidade a todos.

A classificação é a maior marca do Rotary. Toda vez que um rotariano se apresenta, a classificação está junto ao seu nome e de seus respectivos clube e distrito.

Sempre que tivermos uma dúvida em um dos programas estruturados do Rotary, bastará olharmos para o nosso lado, pois teremos um especialista ao alcance. Trata-se de outro ponto muito importante em um Rotary eficaz.

Para os rotarianos do mundo todo, a vantagem de se ter um network por meio do Rotary é muito forte. Certa vez, um rotariano, representante de uma marca alemã, foi à matriz da empresa no Brasil para uma reunião com seu diretor local. Lá estando, ele viu passar o presidente mundial da marca, que parou e olhou fixamente para ele. O nosso amigo gelou. “Por que aquele olhar?”, pensou. Logo depois, ele recebeu o aviso de que o presidente queria lhe falar. Então, ao se aproximar, ouviu: “Companheiro, sou rotariano na Alemanha e gostaria de almoçar com você. Aceita?”. Imagine a oportunidade de conhecer o presidente mundial de uma marca que você representa em uma filial no Brasil…

Ser rotariano não é garantia de 100% de credibilidade, mas acreditamos ser algo muito próximo disso.

No último Conselho de Legislação, reunido em 2013, na cidade de Chicago, EUA, surgiu uma nova oportunidade para uma profissão que cuida do nosso maior patrimônio: nossa família e nosso lar. A profissão em questão é a das “donas de casa ou do lar”. Traga essas mulheres notáveis que têm muito a contribuir para a nossa organização.

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Share This