A ajuda sem rosto que melhora vidas

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Eu entrei no Rotary como engenheiro mecânico. A engenharia, assim como o Rotary, tem muitas classificações diferentes. No meu ramo de atuação, calculamos a quantidade de material e sua temperatura para uso na construção civil e vistoriamos as partes elétrica e hidráulica.

Engenheiros mecânicos não se sobressaem no meio da multidão e nem gostam de chamar atenção. Posso jurar que você nunca quis saber sobre os engenheiros que planejaram o prédio onde você mora, o carro que você dirige ou a malha rodoviária na qual você trafega. Mas toda vez que você entra no elevador, coloca a chave na ignição ou atravessa uma rua quando a luz de pedestre se acende, está depositando sua vida e sua segurança nas mãos de um engenheiro. Você espera que o elevador abra as portas no andar escolhido, que o carro dê partida e freie como deve, que uma das luzes do sinal fique vermelha antes de a verde aparecer. Todo dia você coloca a sua vida nas mãos de pessoas cujos nomes nunca ouviu e que jamais conhecerá. Você nem mesmo pensa nelas, mas, ainda assim, os atos dessas pessoas impactam a sua vida diariamente.

Eu poderia traçar o mesmo paralelo utilizando outras profissões. Ocupações até comuns, mas que causam o mesmo impacto transformador. De várias maneiras – algumas visíveis e tangíveis, outras não –, nossas profissões nos permitem ajudar as pessoas a viverem melhor, com mais saúde e segurança.

Assim é o trabalho que fazemos no Rotary.

Por meio de nossas profissões, em nossos clubes e comunidades, mudamos para melhor a vida de pessoas que jamais conheceremos. No mundo inteiro, mesmo sem o saber, há pessoas vivendo melhor, com mais saúde e segurança, graças ao trabalho do Rotary.

Muitos dos que ajudamos nunca conheceram um rotariano. Talvez nem saibam que o Rotary existe. Mas eles passaram a consumir água potável por causa do poço que abrimos ou aprenderam a ler com os livros que demos. Eles estão vivendo melhor, com mais saúde e segurança – porque temos um Rotary a Serviço da Humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de dezembro de 2016)