Cremos que intimamente somos carregados de questionamentos. O que queremos do Rotary de amanhã? Nossas vidas estão na paralela de nossos sonhos? O grande anseio é aperfeiçoar o espírito no servir e na bitola estreita dos princípios pregados pelo Rotary.

Comecemos dizendo que a ABTRF foi criada para oferecer um caminho e eventuais benefícios às pessoas jurídicas que desejam contribuir formalmente à Fundação Rotária, que diretamente faz o bem no mundo.

No ano passado, foi levantada a importância de 835 mil dólares, sendo 105 mil do programa Seguro Solidário e 720 mil do Empresa Cidadã, o que corresponde a um expressivo crescimento de 20% em relação ao ano anterior. A ABTRF é uma associação da Fundação Rotária, a quem cabe administrar os recursos. Além disto, para garantir sua certificação anual, a ABTRF tem que prestar contas ao Ministério da Fazenda e também ao Ministério da Justiça, por ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Agora perguntamos: o que leva milhares de empresários a contribuir hoje com a ABTRF? Cremos que somente aqueles que compreendem o sentido da vida são capazes de atos de grandeza. Ser rico não é pecado, ser pobre não é virtude! Virtude ou pecado é saber ou não saber ser rico ou pobre. O papa Francisco afirmou que “o dinheiro é bom dependendo do destino que lhe é dado”. Se for usado para matar vidas é mau; se usado para fazer brilhar a vida, é bom! É isto que fazemos nos Centros Rotary pela Paz e com o nosso programa de erradicação mundial da pólio.

Aquele que mede a existência como o período que vai da data de nascimento até sua morte vai passar pelo mundo como um passageiro de trem que vai parando nas estações da vida até o momento em que uma voz lhe disser: “Fim de linha!”. A vida é um caminhar entre questionamentos, paradoxos e incertezas diante da imperenidade dos dias do calendário.

O Rotary exalta a diversidade numa compreensão de que os homens são distintos mas que, ao mesmo tempo, carregam dentro de si um desejo imanente de paz. Ao compreender a vida, empresários se sentem atraídos pelos pensamentos e pelas obras do Rotary. Uma empresa consciente procura transcender o foco de transformação de matérias-primas para ver luz também na transformação de vidas, ou seja: a empresa busca sua inclusão social como agente e construtora da paz na comunidade.

A ABTRF é um dos caminhos. Dar esmola é satisfação relâmpago que marginaliza. O que sustenta nosso caminhar é o que deixa um legado para toda a humanidade, tal como a erradicação da pólio. Você, pessoa jurídica, pode ser parte desta caminhada – e saiba que seu sucesso é uma luz interior que deve ser compartilhada. Afinal, o que é o sucesso?

Sucesso é a vida! Um viva à vida! Façamos o Rotary com a luz de nosso sucesso no servir.

* O autor é Hipólito Ferreira, diretor 1999-01 do Rotary International e presidente da ABTRF.