Na inauguração da Casa da Filarmônica de Minas Gerais, um novo complexo de 35 mil metros quadrados, marcada pela sinfonia Ressurreição, de Gustav Mahler, o regente Fabio Mechetti assim se expressou: “A força incomensurável da música, e das artes em geral, enaltece o espírito humano e contribui para o processo civilizatório responsável pela emancipação cultural. Cultura não é evento. Cultura é processo.”

O Rotary faz parte da cultura mundial porque a ele se associam somente aqueles com liberdade de pensar, fazer e dizer. O Rotary é muito mais do que uma organização evidenciada pelo companheirismo e pelos valores: é um processo, inacabado porque está em contínua transformação, acompanhando e auxiliando na evolução social.

Alguns eventos do Rotary são somente reuniões de companheirismo, ou seja, um exercício para se criar pontes de confiança, indispensáveis para um trabalho grupal. Existe, entretanto, um encontro chamado Convenção Internacional, que extrapola os limites daquilo que denominamos evento. A próxima Convenção do Rotary será realizada em São Paulo, de 6 a 9 de junho. Neste período, veremos algo de grandioso ocorrer, tal como uma sinfonia. Em poucos dias, renovaremos conceitos de humanidades sobre diversas culturas do mundo. Algumas vezes, a diversidade cultural é conflituosa por ser o olhar de um único ponto de vista, mas na interação do Rotary acontece o princípio da transformação, quando alguém influencia e, ao mesmo tempo, é influenciado.

Na Convenção somos conduzidos a entender o que é a diversidade na riqueza e na pobreza, seja material ou espiritual. Cada um sai maior em seu compromisso: é um nascer do sol e uma ressurreição dos valores latentes. O ser humano carece de renovação da vida – e a Convenção promove e irradia esperança tal como o oxigênio elimina as toxinas do nosso organismo.

Teremos lá um estande da ABTRF, a fundação rotária brasileira, com o objetivo de trocar ideias sobre os valores e a importância das parcerias com pessoas jurídicas. Serão exibidos projetos originados das contribuições das mais de 1.000 Empresas Cidadãs e também do Seguro Solidário, realizado em parceria com a Porto Seguro, Azul e Itaú. Além disso, as Empresas Cidadãs poderão se fazer presentes na Convenção, expondo seus banners no estande e, assim, incentivando que centenas de outras possam igualmente se associar. Quer servir durante a Convenção? Então agende uma hora de trabalho por meio da ABTRF, escrevendo para o e-mail: abtrf.secretaria@gmail.com

Considerando que este encontro será uma “esquina do mundo”, sugerimos que você leve seus projetos de subsídios para que sejam emparceirados no estande, uma vez que a ABTRF é associada da Fundação Rotária.

A primeira Convenção Internacional foi realizada em 1910, em Chicago, e lá compareceram 60 pessoas. A primeira realizada no Brasil foi no Rio de Janeiro, em 1948, e lá estiveram 7.500 pessoas. A segunda Convenção do Rotary em solo brasileiro ocorreu em São Paulo, em 1981, com a presença de 15.200 inscritos. Agora, mais de 30 anos depois, certamente dobraremos esse número de assistentes.

Um encontro que acontece a cada 30 anos pode ser o único da vida de muitos rotarianos. Oportunidades são democráticas, e agora é aquela com força incomensurável que pode mudar a sua vida, para a ressurreição da felicidade por meio da paz e da compreensão.

* O autor é Hipólito Ferreira, diretor 1999-01 do Rotary International e presidente da ABTRF.

Conheça o portal da ABTRF na internet: www.abtrf.org.br