Inovações e sucesso em plena crise

jan 27, 2016

“Concentre-se naquilo em que você é bom, delegue todo o resto”, aconselhava Steve Jobs. Assim, entendo que o que sabemos realizar com expertise durante estes 110 anos de existência do Rotary é fazer o bem. Ocorre que alguns anunciam a existência de uma crise moral e econômica recaindo sobre nossos ombros, por razões políticas e/ou principiológicas.

Seria esta crise um motivo de preocupação para nós, uma vez que haveria o perigo imediato de reflexos em nossas doações à ABTRF? Não podemos deixar ao largo esta possibilidade, mas temos que focar em nosso objetivo, que é o de incentivar benfeitores e rotarianos empresários a manter e ampliar suas doações à ABTRF.

Cada admirador da ABTRF terá como missão tocar o coração do benfeitor e/ou rotariano. E você poderia me perguntar: “Mas como fazer isso?” Vejo que, unidos, dividiremos nossas tarefas. Cito como exemplo o Rotary Club de Iguatu, CE (distrito 4490), que conseguiu uma parceria para que benfeitores fizessem a contrapartida de 35 mil dólares, destinados a três projetos de distribuição de água no Nordeste no período da seca – a contrapartida aos projetos se dará por meio da ABTRF. Já o Rotary Club de Teresina-Piçarra, PI (do mesmo 4490), encontrou parceiros e benfeitores para uma contrapartida de 150 mil dólares que visam beneficiar aproximadamente 200 famílias com cisternas de placas em Cajueiro da Praia. Esta cidade piauense convive com uma água salobra, imprópria ao consumo, por conta da proximidade com o mar, e não se beneficia dos projetos do Governo Federal por localizar-se fora do Semiárido Nordestino.

Realização de eventos para arrecadação de doações é uma excelente estratégia. Movido pela admiração ao distrito 4420, a ele fui quando sob a batuta do casal governador José Joaquim do Amaral e Célia Maria, no período rotário de 2013-14. Eu desejava descobrir a fórmula de como os rotarianos fazem tantas doações naquele distrito. Eis o segredo: planejamento, inovação, projetos humanitários junto à Fundação Rotária e reconhecimento. Ao retornar, organizamos a 1ª Grande Noite da Fundação Rotária, que consistiu em um jantar de agradecimento do nosso distrito aos grandes doadores da Fundação Rotária. Naquela oportunidade, ocorreu o leilão de uma obra de arte e, para quem doasse um mínimo de 1.000 dólares, haveria a entrega de um espumante de primeira linha personalizado do evento. Como resultado, obtivemos 17 doadores e o casal Solange e Germano Almeida (associado ao Rotary Club de Fortaleza) arrematou a obra, gerando reconhecimento com cristal de Major Donors.

Outro exemplo foi o Dia do Rotary, em comemoração aos 110 anos da nossa organização, que integrou os clubes da Grande Fortaleza. Reunimos mais de 500 pessoas em uma belíssima barraca de praia, com direito a decoração temática para uma grande feijoada. O encontro, além de viabilizar um projeto conjunto, com um aporte de 11.800 reais, possibilitou a doação de 4.000 dólares para a ABTRF (crédito com sorteio entre os clubes participantes). Tivemos ainda ampla cobertura jornalística, gerando muita imagem pública.

Grandes investidores crescem muito nos momentos de crise. Assim, nós rotarianos temos que utilizar nossas mentes e corações neste nosso propósito, pois unir é muito mais do que reunir! Dessa forma, sigamos determinados e unidos pela ABTRF!

*O autor é Dejarino Costa dos Santos Filho, governador 2013-14 do distrito 4490, coordenador assistente do Rotary para a Zona 22B e associado ao Rotary Club de Maranguape, CE.

Conheça o portal da ABTRF na internet: www.abtrf.org.br