Colunistas

1 X 0 aos 20 minutos do primeiro tempo

dez 2, 2019

Quem é refratário a números vai odiar este artigo. Mas já faço aqui uma síntese: o acompanhamento do quadro associativo nas zonas rotárias 23 e 24, que compreendem Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Bolívia e Peru, reflete o placar do título. Estamos ganhando a partida, com um gol aos 20 minutos do primeiro tempo.

Nada nos garantirá a vitória, até porque nosso adversário tem nomes: a estação do verão e o mês de janeiro. Historicamente, dezembro e janeiro observam quedas expressivas no número de rotarianos, seja em função das férias de alguns, que nunca voltam, seja pela incidência do pagamento das quotas, que propicia uma desculpa (esfarrapada) ideal para abandonar o Rotary.

Mas as notícias são positivas para o período 2019-20. Desde 1º de julho, o Rotary obteve um crescimento líquido mundial de 30.903 rotarianos, com 2.235 novos associados nas zonas 23 e 24. Apesar de, na América Latina, sermos 6,16% da população global do Rotary, respondemos por 7,23% do crescimento até 9 de novembro.

Na universidade ensinaram-me que sem números não há administração. Até médicos precisam de registros numéricos: de batimentos cardíacos, pressão arterial, índices do colesterol LDL e HDL, hemoglobina glicada… (Perceberam que o autor é meio hipocondríaco?).

O número mágico da nossa organização, monitorado quinzenalmente, é o crescimento do quadro associativo nas suas zonas. No Brasil, correspondente às zonas 23A, 24A e 24B, crescemos em 1.699 rotarianos entre 1º de julho e 9 de novembro. Na América do Sul hispânica, zona 23B, o crescimento foi de 536 companheiros.

Todos os 45 distritos, exceto um, apresentaram resultados positivos. Os líderes até esta rodada – e não são eles Flamengo, Palmeiras ou River, pois o resultado aqui é muito mais volátil do que no futebol – são: distrito 4420 (parte do Estado de São Paulo), com 187 novos rotarianos; distrito 4630 (parte do Paraná), com 155; distrito 4760 (parte de Minas Gerais), com 149; distrito 4652 (parte de Santa Catarina), com 99; e distrito 4571 (parte dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo), com 98. Na zona 23B, os líderes são o distrito 4320, do Chile, com 98 novos rotarianos, e o distrito 4905, da Argentina, com 73.

Outro dado interessante é obtido com o monitoramento da participação feminina – item controlado pelas estatísticas do Rotary –, principalmente quando, neste ano, celebramos 30 anos da mulher na organização. Em contraste com a média mundial de 24% de mulheres nos clubes, o Brasil apresenta 28%. Os nossos países vizinhos também apresentam índices superiores à média mundial: 33,4%. Somente para referência, a Índia, com 151 mil rotarianos, tem 19 mil mulheres associadas, significando uma taxa de cerca de 13%. No Japão, 8,4% dos associados são do sexo feminino.

Os distritos brasileiros com maior percentual de mulheres são os seguintes: 4720 (Estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima), com 41,7%; 4490 (Maranhão, Piauí e Ceará), com 36,4%; 4751 (Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro), com 35,6%, e 4730 (parte do Paraná), com 33,9%. No lado hispânico, o distrito 4455, do Equador, tem 44,6% de mulheres, o índice mais alto das duas zonas do Rotary, o 4690, da Bolívia, 39,1%, e o 4851, da Argentina, tem 36,2% do efetivo constituído pelo sexo feminino. Essas cifras configuram o número zonal de 28% para os três distritos do Brasil e 33,4% para os distritos irmãos da zona 23B.

Ao contrário de alguns adeptos do futebol de resultado, que tristemente retranca para garantir o placar, nosso objetivo é atacar, expandir. É fazer o Rotary crescer por meio de novos clubes, novos formatos de clube e pelo ingresso de mulheres, jovens, aposentados, ex-bolsistas, rotaractianos e intercambistas. Nossa instituição é plural, inclusiva, generosa, admiradora das velhas gerações e aberta às novas. Esta é nossa visão de mundo: diversidade, integridade, companheirismo, liderança e serviço. Quem compartilhar esses valores será bem-vindo a bordo.

* O autor é Mário César de Camargo, diretor 2019-21 do Rotary International.

mario.cesar@graficabandeirantes.com.br